O desvio morfológico da normalidade corriqueiramente diagnosticado na clínica odontológica é a atresia maxilar. Esta alteração é refletida na perda da conformação parabólica normal do dentário superior, que passa a assumir uma forma mais triangular. Para aumentar a dimensão transversal da maxila é empregada a técnica da expansão Rápida da Maxila (ERM). Essa expansão é aplicada independentemente do estágio do desenvolvimento oclusal – limitada à maturação esquelética da sutura palatina – e baseia-se na aplicação de forças laterais nos dentes superiores posteriores.
A força gerada pelo afastamento das extremidades, que por sua vez estão fixas aos dentes, é no sentido lingual/vestibular (no sentido do palato para a bochecha) para cada lado. Após a abertura da sutura palatina mediana é observado um aumento indesejado da inclinação dos dentes da região posterior no sentido vestibular (região entre lábio/bochechas e os dentes) quando utilizados os aparelhos disjuntores convencionais.
EQUIPE: Larissa Carvalho Trojan, Libardo Andrés González Torres, Estevam Barbosa de Las Casas, Ricardo Luiz Utsch de Freitas Pinto, Ana Cláudia Moreira Melo Toyofuku.