logo - comitê de biomecânica

fundo conteúdo

home > projetos > projetos em andamento

 

projetos


 

Método alternativo para reabilitação da força e da mobilidade da língua utilizando-se jogos digitais 


A língua participa de várias funções, como a mastigação, deglutição, sucção e fonoarticulação, sendo importante que sua força e mobilidade estejam adequadas para que tais funções sejam desempenhadas com sucesso. Do contrário, a fraqueza ou a falta de coordenação da língua pode acarretar prejuízos para essas funções, alterações ortodônticas e estéticas.

Quando o fonoaudiólogo detecta a fraqueza ou incoordenação da língua, é preciso que se inicie um trabalho de reabilitação da força, que consiste na realização de exercícios que promovem a contração da musculatura da língua, sendo eficazes os exercícios em que a língua realiza uma força de contra resistência. Quando o problema é com relação à mobilidade, são eficazes os exercícios em que a língua se movimente em todas as direções. Poucos instrumentos existem para realização deste trabalho e geralmente os exercícios são repetitivos e cansativos, principalmente para a população infantil.

Por isso, a proposta aqui apresentada é a criação de um novo método para reabilitação da força da língua a fim de facilitar e tornar mais agradável a terapia fonoaudiológica, aumentando a adesão do paciente ao tratamento e, com isso, promovendo o sucesso da terapia. A ideia é desenvolver jogos para computador a serem acionados pela língua. Um protótipo a ser encaixado na cavidade oral do usuário que terá a função de um joystick.

Após o desenvolvimento tecnológico do protótipo, testes serão realizados no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Desta maneira, será possível avaliar o impacto dessa nova tecnologia em ambiente apropriado e em condições reais de trabalho.

Espera-se que esse instrumento aumente a adesão do paciente ao tratamento e possibilite um processo terapêutico mais agradável e eficiente. Trata-se de uma proposta inovadora para a ciência fonoaudiológica, que pode vir a encorajar o desenvolvimento de outros jogos terapêuticos nas diferentes áreas de abrangência dessa ciência.



EQUIPE: Renata Maria Moreira Moraes Furlan, Andréa Rodrigues Motta, Luiz Chaimowiczs, Estevam Barbosa de Las Casas.



logo - Universidade Federal de Minas Gerais

 

logo - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais





Valid XHTML 1.0 Strict

rodapé